NOVAS MODINHAS VELHAS CANÇÕES

OBRAS
A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z


NOVAS MODINHAS VELHAS CANÇÕES é um álbum inspirado no título das “Modinhas e Canções”, de Heitor Villa-Lobos. Com essa associação nominal, pretendi apenas caracterizar o álbum Novas Modinhas Velhas Canções como uma imaginária derivação das duas séries de peças (a primeira nos anos 1930, e a segunda na década seguinte) de Villa-Lobos. 

Derivação que pudesse levar a uma pluralidade de séries (para as quais preferi o termo "cadernos"), sem quaisquer comprometimentos temáticos, de gênero ou composicionais, seja na formação de canto e piano ou nas respectivas linguagens musicais e poéticas. Peças comprometidas apenas com a intenção de explorar, sob os conceitos de uma velha canção universal, as possibilidades - ainda não esgotadas (ou inesgotáveis) - de “uma nova modinha brasileira”. Uma abordagem contemporânea da modinha (NOVA MODINHA), a partir de uma revisitação a repertórios remotos (VELHA CANÇÃO), no limite entre os territórios conceituais sempre polêmicos de música erudita e música popular, questão que permeia a história da modinha.

O primeiro caderno do álbum tem por título Caderno 1 - DO LAMENTO AO CHORO MEDIEVAL, e é formado pelas peças  CANÇÃO DE PASSAGEM, CÂNTIGO: IN NOMINE NOMINIS, CANTIGA: MHA SENHOR, CÂNTICO-CANTIGA, CRUEL SORTE, O GOSTO DA MAÇÃ, MOTETO EX-CANÇÃO e CHORO MEDIEVAL.

O segundo caderno tem por título Caderno 2 -
CANÇÃO DE VÉSPER
CANÇÃO DO AVATAR (Comigo Me Desavim) 
VELHA MODINHA
OBRAS
A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z