OBRAS
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NOVAS MODINHAS VELHAS CANÇÕES é um álbum inspirado no título das “Modinhas e Canções”, de Heitor Villa-Lobos. Com essa associação nominal, pretendi apenas caracterizar o álbum Novas Modinhas Velhas Canções como uma imaginária derivação das duas séries de peças (a primeira nos anos 1930, e a segunda na década seguinte) de Villa-Lobos.
Derivação que pudesse levar a uma pluralidade de séries (para as quais preferi o termo "cadernos"), sem quaisquer comprometimentos temáticos, de gênero ou composicionais, seja na formação de canto e piano ou nas respectivas linguagens musicais e poéticas. Peças comprometidas apenas com a intenção de explorar, sob os conceitos de uma velha canção universal, as possibilidades - ainda não esgotadas (ou inesgotáveis) - de “uma nova modinha brasileira”. Uma abordagem contemporânea da modinha (NOVA MODINHA), a partir de uma revisitação a repertórios remotos (VELHA CANÇÃO), no limite entre os territórios conceituais sempre polêmicos de música erudita e música popular, questão que permeia a história da modinha.
O primeiro caderno do álbum tem por título Caderno 1 - DO LAMENTO AO CHORO MEDIEVAL, e é formado pelas peças CANÇÃO DE PASSAGEM, CÂNTIGO: IN NOMINE NOMINIS, CANTIGA: MHA SENHOR, CÂNTICO-CANTIGA, CRUEL SORTE, O GOSTO DA MAÇÃ, MOTETO EX-CANÇÃO e CHORO MEDIEVAL.
O segundo caderno tem por título Caderno 2 -
CANÇÃO DE VÉSPER
CANÇÃO DO AVATAR (Comigo Me Desavim)
VELHA MODINHA
Derivação que pudesse levar a uma pluralidade de séries (para as quais preferi o termo "cadernos"), sem quaisquer comprometimentos temáticos, de gênero ou composicionais, seja na formação de canto e piano ou nas respectivas linguagens musicais e poéticas. Peças comprometidas apenas com a intenção de explorar, sob os conceitos de uma velha canção universal, as possibilidades - ainda não esgotadas (ou inesgotáveis) - de “uma nova modinha brasileira”. Uma abordagem contemporânea da modinha (NOVA MODINHA), a partir de uma revisitação a repertórios remotos (VELHA CANÇÃO), no limite entre os territórios conceituais sempre polêmicos de música erudita e música popular, questão que permeia a história da modinha.
O primeiro caderno do álbum tem por título Caderno 1 - DO LAMENTO AO CHORO MEDIEVAL, e é formado pelas peças CANÇÃO DE PASSAGEM, CÂNTIGO: IN NOMINE NOMINIS, CANTIGA: MHA SENHOR, CÂNTICO-CANTIGA, CRUEL SORTE, O GOSTO DA MAÇÃ, MOTETO EX-CANÇÃO e CHORO MEDIEVAL.
O segundo caderno tem por título Caderno 2 -
CANÇÃO DE VÉSPER
CANÇÃO DO AVATAR (Comigo Me Desavim)
VELHA MODINHA
ALMA DE SAUDADE
CANÇÃO DE BARTIRA
CANÇÃO DE COR
CANÇÃO DE NÚPCIAS
CANÇÃO DE PASSAGEM
CÂNTICO: IN NOMINE NOMINIS
CÂNTICO-CANTIGA
CANTIGA: MHA SENHOR
CHORUS (BIS)
MÚSICA PARADISO: O BEIJO COLADO
O MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE FICA NO ENGENHO DE DENTRO
UM QUASE SER
CANÇÃO DE BARTIRA
CANÇÃO DE COR
CANÇÃO DE NÚPCIAS
CANÇÃO DE PASSAGEM
CÂNTICO: IN NOMINE NOMINIS
CÂNTICO-CANTIGA
CANTIGA: MHA SENHOR
CHORUS (BIS)
MÚSICA PARADISO: O BEIJO COLADO
O MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE FICA NO ENGENHO DE DENTRO
UM QUASE SER
OBRAS
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z