OBRAS
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y ZO objetivo deste artigo é evidenciar que, ao longo da História da Música, os compositores funcionam como pontes entre o passado e o futuro, inspirando-se em ou recriando obras musicais de outros autores, e projetando soluções que acrescentam novas ideias à linguagem musical.O procedimento é exemplificado pela comparação entre a composição Insensatez (música de Antônio Carlos Jobim e letra de Vinícius de Moraes), escrita nos anos 60 do Século XX, e o Prelúdio n. 4, de Chopin, composto na primeira metade do Século XIX, ou seja, mais de 100 anos antes.
Essa influência que os compositores absorvem do repertório histórico pode levar ao uso de temas, ambientes sonoros e outros recursos da linguagem musical, em diferentes níveis de utilização de materiais prévios. No exemplo acima, a relação passível de ser estabelecida entre a composição de Jobim e a de Chopin levou o historiador e crítico musical José Ramos Tinhorão a identificar a obra de Jobim como plágio da de Chopin.
A ocorrência desses vínculos e apropriações de obras do passado por compositores de uma época pode ser considerada aceitável, em alguns casos, e em outros levar a questionamentos e medidas legais de proteção ao direito autoral, figura jurídica relativamente recente na história da humanidade.
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