A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
As percepções mais disseminadas do gênero da ficção-científica remetem quase sempre a ambientes espaciais, seres alienígenas, artefatos de navegação sideral, mundos paralelos, paradoxos do tempo, entre outros temas. Tudo isso inserido em contexto de histórias de ação e aventura, com guerras interplanetárias. Tendo essa imagem geral como referência, seria despropositado afirmar que quase a totalidade das Obras que tenho criado pode ser enquadrada nesse gênero.
Mas, é uma afirmação que teimo em sustentar. Não que todas as Obras tenham a ficção-científica como referência imediata e evidente. Para muitas delas, parecerá até insano qualquer exercício taxonômico nesse sentido. Nesses casos, o afastamento estratégico de uma Obra particular, que permita localizá-lo em outros contextos, exibirá algum traço de pertencimento a esse universo. De qualquer modo, para não causar desconfortos iniciais, relaciono ao final apenas as Obras cujo relação com o gênero é evidente à primeira vista.
O gênero sempre me atraiu. E, ao mesmo tempo, sempre me causou insatisfações. Frustrações até. O Assento SEGUNDA MÃO, SEGUNDO GRAU, em Cantos Correntes, pode oferecer uma ideia de como percebo a ficção-científica,
Obras
ALIENS
ELSEWHERE IN TIME (SOMEWHERE IN TIME ELSE)
O ENGENHO
O FAROL DO ENGENHO
MUNDOS MARGINAIS DA FICÇÃO-CIENTÍFICA
NO OLVIDO DO TEMPO / NO OUVIDO DO TEMPO
TEMAS DE CINEMA N. 2
UNIVERSOS
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z